sábado, 17 de julho de 2010

MEIO AMBIENTE

A ilha de lixo...

A grande "Ilha" de Lixo, é maior que o território do estado americano do Texas, encontra-se no Pacífico, entre o Japão e o Hawai.

Um navegador chamado Charles Moore que viajava pelo Oceano Pacífico, entre o Havaí e a Califórnia, foi quem descobriu a massa de lixo. "Foi perturbador. Dia após dia não víamos uma única área onde não houvesse lixo. E tão distantes do continente”, lembra o capitão.
Trata-se de uma enorme quantidade de lixo que flutua no maior dos Oceanos.É extremamente preocupante devido ao fato que já se sabia da existencia da mancha flutuante hà alguns anos (desde 1997), e que nada foi feito para solucionar a situação. A sopa de lixo é formada de 80% dos aterros sanitários de países próximos e do despejo de lixo nos mares e os outros 20% dos navios comerciais.Apesar de este gigantesco depósito de lixo estar a uma distância relativamente "cômoda", as consequências de sua existência afetam a todos.Os peixes pequenos, por exemplo, confundem as partículas plásticas com alimentos. Muitos morrem depois de ingerir estes fragmentos, que também agem como esponjas, absorvendo substâncias tóxicas e metais pesados.Mas, outros peixes sobrevivem e, quando são ingeridos por animais maiores, transformam o plástico em parte da cadeia alimentar.


"O que acontece é que as toxinas estão se acumulando ao longo da cadeia alimentar. Os predadores no topo da cadeia, que somos nós, estamos comendo plástico também", alerta Suzanne Frazer.
"Gostaria que o mundo inteiro percebesse que o tipo de vida que estamos levando, isso de jogar tudo fora, usar tantos produtos descartáveis, está nos matando. Temos que mudar, se quisermos sobreviver",diz Charles Moore.

"A sociedade não pode mais fechar os olhos diante do impacto catastrófico que causa ao equilíbrio da natureza,e que cada individuo tenha a capacidade de perceber as consequências de seus (maus)hábitos".Rildim Romão

Nenhum comentário:

Postar um comentário