sábado, 1 de agosto de 2009

Artes






A arte é um meio de expressão humana que acontece através de várias linguagens como música, dança, cinema, teatro, literatura, artes plásticas...As artes plásticas tem como característica mais importante a representação visual.
Desde os tempos da pré-história, antes mesmo de inventar a escrita, o homem já pintava nas paredes das cavernas. Durante toda a história registrou através de imagens, idéias e valores culturais: seus deuses, seus sonhos, seus hábitos, guerras, amores, roupas, governantes...No ocidente, até o século XIX, desenho, gravura, pintura e escultura eram sempre usados para expressar e retratar o mundo. Com a invenção da fotografia no século passado, que consegue registrar mais precisamente as imagens, os artistas se sentiram mais livres e puderam "viajar" no desenvolvimento de formas, cores, materiais e mesmo nos assuntos a serem tratados.
Além disso, as obras ganharam novos meios de expressão: instalações (ambiente criado pelo artista numa exposição, onde se pode entrar), performances (a ação do artista ou de atores ao vivo), happenings (a ação do artista, ao vivo, inclui a possibilidade de participação do público), vídeos-arte, fotografias, objetos, livros de artistas, trabalhos que não tem classificação, e outros que ainda serão inventados.
Você pode encontrar um quadro na parede de sua casa, esculturas na rua, painéis no metrô, etc., mas é nos museus e centros culturais que você verá exposições com várias obras de arte sobre algum tema ou artista.
fonte:google


Arte Surrealista e o Surrealismo




O Surrealismo enquanto movimento artístico se iniciou em 1924 com o “Manifesto Surrealista” de André Breton, porém desde o início da década de 20 já começavam a aparecer os indícios dessa corrente, pois muitos acontecimentos contribuíam para tal, as mudanças políticas, a psicanálise de Freud e sua interpretação dos sonhos e a necessidade dessa arte de voltar-se para o mundo do maravilhoso, um “grito da mente voltada para si mesma”, tendo como algumas fontes de inspiração a arte visionária, primitiva e até a arte psicopatória. A grosso modo, seu nascimento coincide com o final da Primeira Guerra Mundial, e cujo término, com o desencadear da Segunda. Vivido por homens que se exprimem através da poesia, da pintura, do ensaio, ou da conduta particular da vida, enquanto sucessão de fatos, ele pertence a história e é uma sequência de manifestação no tempo.

fonte:google

Nenhum comentário:

Postar um comentário