terça-feira, 27 de abril de 2010

MEIO AMBIENTE



A Hora Do Planeta

O “A Hora do Planeta” consiste no gesto de apagar as luzes em um dia e horário pré-determinados, por uma hora, a fim de chamar a atenção de todos acerca de um sério problema ambiental: o aquecimento global, uma vez que diversos países no mundo produzem energia elétrica a partir de combustíveis fósseis como carvão, gás e diesel. Nosso país, apesar de utilizar uma energia relativamente limpa, vinda de usinas hidroelétricas, contribui bastante para este agravante caso em queimadas, poluentes oriundos de nossa economia emergente, agropecuária e derrubada de florestas.

A “Earth Hour”, como é chamada em inglês, é uma iniciativa do WWF (“World Wildlife Fund”, ou “Fundo Mundial da Natureza”, em português): uma das mais renomadas ONG’s ambientalistas do planeta.
Executado pela primeira vez em 2007, na capital da Austrália, teve a participação de 2,2 milhões de pessoas. Em 2008, 371 cidades de 35 países aderiram à ideia, com cerca de 50 milhões de indivíduos. Governos, empresas e a população em geral, são convidados a participar deste ato simbólico de apelo aos problemas ambientais causados pela ação humana, e de incentivo à adoção individual e coletiva de hábitos mais sustentáveis. No ano de 2009, o “Earth Hour” ocorreu no dia 28 de março, das 20:30h às 21:30h. Atenas, Cairo, Lisboa, Buenos Aires, Edimburgo, Nova Iorque e cerca de outras 170 cidades, de 62 países participaram.
A Earth Hour pode ser considerada, também, um momento para que se celebre a Terra: o planeta de todos. Assim, concertos musicais, jantares à luz de velas, projeções de filmes com o uso de energia oriunda de bicicletas, dentre muitas outras ações, são desenvolvidas por seus participantes.
O Brasil participará neste ano, sendo que o Rio de Janeiro foi a primeira capital a anunciar este ato.São Paulo, Brasília, Rio Branco, Belém, Porto Alegre, Curitiba, Manaus e Goiânia são as capitais que já oficializaram a participação. Alta Floresta D'Oeste (RO), Ouro Preto (MG), Castro Alves (BA), Itajaí (SC), Juazeiro do Norte (CE), Reserva do Cabaçal (MT), Sala Verde de Açailândia (MA) e Salgueiro (PE), e mais 37 cidades, distribuídas em 17 estados, também apagarão suas luzes.
Empresas e organizações, como a Fundação Oswaldo Cruz, SESC e McDonald's e Brasil Escola, também farão sua parte.
E você, fará a sua?

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola





Fonte:Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário